Psicopedagoga do Centro Educacional Antônio Mansur contribui com a atuação das educadoras e favorece o aprendizado dos alunos
A profissional colabora com o trabalho da equipe docente, para que as crianças assimilem e desenvolvam suas habilidades essenciais durante o processo de aprendizagem
Por - Publicado em 30/07/2021
Pensando em oferecer aos seus alunos um ambiente rico em estímulos e propício ao desenvolvimento, o Centro Educacional Antônio Mansur incluiu em sua proposta pedagógica uma equipe multidisciplinar formada por quatro profissionais: nutricionista, dentista, fisioterapeuta e psicopedagoga. Atuando em conjunto com a equipe pedagógica da escola, estes especialistas têm funções, expertises e qualificações que se complementam, beneficiando as crianças.
Em nossa escola, a psicopedagoga responsável é a Angela Franco, que de maneira dedicada cumpre com a importante tarefa de auxiliar e orientar a equipe docente, pais e responsáveis. A profissional compartilha seus conhecimentos e experiências dando respaldo e suporte no atendimento à comunidade escolar. Sua função principal é lidar com questões relacionadas à aprendizagem, desenvolvimento e rendimento dos alunos, conforme o que é esperado para cada faixa etária.
A especialista ressalta a importância do alinhamento das práticas pedagógicas e do trabalho em conjunto com as educadoras para garantir um aprendizado eficaz, real e significativo para as crianças. “Por meio da observação da rotina escolar, eu identifico situações que requerem maior atenção ou que possam prejudicar o processo de ensino-aprendizagem. A partir daí, faço o acolhimento, acompanhamento e toda a orientação necessária”, destacou Angela Franco.
A atuação de uma profissional da psicopedagogia dentro da escola é fundamental e favorece muito a formação integral das crianças, pois está diretamente ligada ao seu desenvolvimento. A psicopedagoga trabalha para que a criança consiga assimilar e desenvolver habilidades essenciais para o processo de aprendizagem. Além disso, a profissional pode auxiliar quando os pequenos apresentam algum tipo de dificuldade, identificando quais são as razões, intervindo, sugerindo soluções assertivas ou fazendo o encaminhamento quando necessário.