Musicista do Centro Educacional Antônio Mansur contribui para o desenvolvimento dos alunos de forma lúdica e artística
Além de lidar diretamente com as crianças, o profissional também atua em parceria com as educadoras em projetos pedagógicos que envolvam musicalização
Por - Publicado em 27/07/2021
Para criar um ambiente rico em estímulos e propício ao desenvolvimento infantil, o Centro Educacional Antônio Mansur incluiu em sua proposta pedagógica uma equipe de apoio composta por três especialistas: a Ludopedagoga, a Psicomotricista e o Musicista. Este último, por exemplo, atua diretamente com a crianças e participa de projetos pedagógicos em conjunto com as demais educadoras, contribuindo de forma lúdica e artística para o desenvolvimento dos alunos através da musicalização.
O Musicista que atua no Centro Educacional Antônio Mansur é o Alexander Pereira. Seu trabalho é contribuir para o processo de construção do conhecimento musical, despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global da criança. “Dentro da escola, sou responsável por entregar ao aluno uma cartografia que o leve a encontrar um ‘novo’ repertório no imenso mar das possibilidades sonoras, que seja norteado por parâmetros estéticos e técnicos. Acredito que o meu mar seja maior que o dos meus alunos, em função de minha idade e experiência, dessa forma me sinto tranquilo para oferecer um mapa aos alunos. Navegando pelo imenso mar da música, convido meus alunos para que viajem comigo, propondo um repertório desconhecido”, explica o professor.
A musicalização na educação infantil tem o intuito de desenvolver o senso musical das crianças, sua sensibilidade, expressão, ritmo e inseri-la de forma gradual ao universo musical através da apresentação lúdica de repertório, instrumentos musicais, histórias cantadas e vivências musicais, com momentos de exploração de sons, de instrumentos estruturados e não estruturados para que os pequenos explorem possibilidades sonoras e musicais.
Ter um profissional especialista em música dentro da escola, atuando tanto diretamente com os alunos, quanto em parceria com suas professoras faz toda a diferença. Isso porque, em projetos pedagógicos que envolvam musicalização, um profissional especialista tende a enriquecer muito mais a proposta quando trabalha em conjunto com os demais educadores.