Dentista do CE Antônio Mansur promoveu orientações para as colaboradoras da unidade
De maneira dinâmica e objetiva, o especialista que atua na equipe multidisciplinar da escola trouxe dicas valiosas sobre os cuidados com a higienização bucal das crianças
Por - Publicado em 21/01/2022
Com o objetivo de contribuir com a atuação das educadoras e auxiliares de classe do CE Antônio Mansur, o dentista Lucas Alcarde que atua na equipe multidisciplinar da unidade promoveu um Momento De Orientação na última terça-feira (18), onde abordou o tema ‘A importância da escovação na educação infantil’.
As colaboradoras foram reunidas no espaço de convivência da escola e de maneira dinâmica e interativa receberam dicas e instruções valiosas. Na ocasião, o dentista exibiu uma apresentação sobre ‘Mordidas na primeira infância’, onde explicou acerca da importância da higienização bucal e dos cuidados com a dentição dos pequenos.
O profissional ressaltou que a escovação dos dentes nem sempre é feita corretamente pelas crianças, por isso é fundamental que as educadoras e seus pais ou responsáveis incentivem e ensinem aos alunos o hábito de escovar os dentinhos. Para isso, o especialista propôs que as colaboradoras criassem músicas para serem cantadas na hora da escovação, a fim de tornar o momento mais lúdico, divertido e prazeroso para as turminhas.
O dentista ainda incentivou as educadoras a criarem atividades pedagógicas que incentivem as crianças a cuidar dos dentinhos. Ele sugeriu a utilização de brinquedos e recursos visuais, além de um ‘kit bocão’ que pode ser confeccionado pelas próprias profissionais, utilizando materiais como EVA e fundos de garrafas pet. Tudo para que as crianças possam aprender como fazer a correta higienização bucal de forma lúdica.
Criar histórias, propor brincadeiras e inventar músicas são algumas das formas lúdicas de se trabalhar a higienização bucal com as crianças dentro da rotina escolar. Vale ressaltar que, além de manter os dentes mais bonitos e saudáveis, a prática previne infecções, evita a proliferação de bactérias que geram inflamações e o agravamento de lesões durante a infância.