Cápsula do Tempo: CE Antônio Mansur guardou as memórias dos alunos de um jeitinho especial
As cápsulas foram separadas por fase e devem ser abertas daqui a 2 anos
Por - Publicado em 01/12/2020
Ao longo do mês de novembro trabalhamos o projeto ‘Nosso Planeta, Nossas Memórias’; entre as atividades desse projeto, destacamos a ‘Cápsula do Tempo’, que teve o objetivo de guardar as nossas memórias mais afetivas de 2020. Para tanto, pedimos aos pais que conversassem com os filhos e juntos escolhessem e/ou produzissem objetos, desenhos e/ou cartas que representassem este ano para guardar na cápsula do tempo da CE Antônio Mansur.
As cápsulas do tempo são usadas há milhares de anos para preservar um pedaço do presente para o futuro. São uma espécie de contêiner que armazena uma seleção de itens escolhidos como representantes do tempo presente, que é enterrada para que esses objetos sejam descobertos em uma data futura.
Durante o período do projeto, os pais e responsáveis pelos alunos foram levando os itens à escola e a equipe foi separando-os por fase. No dia 23 de novembro de 2020, tudo foi armazenado em suas respectivas cápsulas e enterrado próximo ao solário de cada fase.
A data prevista para a abertura das cápsulas do tempo é 18 de novembro de 2022. E daqui a dois anos, esperamos reencontrar nossos alunos para juntos desenterrarmos as cápsulas em uma cerimônia especial.
As turmas que entraram no CE Antônio Mansur participaram de período marcado por muitas mudanças. Foi o ano da inauguração da escola e foi aqui que a maioria dos nossos alunos teve o seu primeiro dia de aula. Mas também foi um ano cheio de desafios, por conta da pandemia de covid-19 que obrigou todos a usar a criatividade para continuar a lecionar, abrindo as portas do ensino à distância. Um ano de perdas e reflexões, mas que precisa ser lembrado. Foi o nosso primeiro ano e por isso, precisamos guardar com muito carinho as memórias afetivas de cada aluno em nossa escola.