CE Antônio Mansur promoveu atividades para os alunos durante a fase de adaptação
O acolhimento aos pais e alunos, feito de forma adequada é fundamental para o processo de adaptação das crianças ser mais leve e satisfatório
Por - Publicado em 10/02/2020
O primeiro dia de aula costuma ser um dia muito marcante na vida das crianças, pois representa a transição para uma nova rotina, o que pode ser desafiador. E para facilitar este processo de adaptação das crianças ao ambiente escolar, a equipe pedagógica do Centro Educacional Antônio Mansur desenvolveu uma programação especial para os primeiros dias de aula, com atividades lúdicas e diferenciadas para integrar e deixar os alunos mais à vontade com o novo espaço.
O acolhimento aos alunos e às famílias é fundamental para a fase de adaptação, principalmente durante as primeiras experiências dos pequenos na rotina escolar. Isso por que, a transição para uma nova rotina, em um ambiente coletivo e com novas regras costuma gerar muito receio e insegurança, tanto para as crianças, quanto para os pais. Nesta fase, as crianças do berçário e maternal ficam na escola somente meio período, mas foi tempo suficiente para que as educadoras se empenhassem para proporcionar momentos agradáveis aos pequenos.
No dia 7 de fevereiro, a turma do maternal II participou de um momento muito especial que foi o plantio de mudas de árvores nas dependências da escola. A atividade serviu para promover a interação entre os colegas de turma e também para estimular o cuidado com o meio ambiente por meio do contato com a natureza. No dia 12, as colaboradoras promoveram um momento de contação de histórias para a turminha do berçário II. A iniciativa permitiu que os pequenos estabelecessem uma proximidade com as professoras e com os demais colegas.
Conhecer e estabelecer novos vínculos afetivos e de segurança com o ambiente e com as pessoas também depende muito de como as crianças são preparadas pelas famílias para a novidade. É importante que os responsáveis mostrem aos pequenos que a ida à escola é algo bom e que pode ser divertido.
Todo esse processo faz parte do crescimento social e emocional das crianças e, a participação da família na extensão da educação infantil é primordial para o seu desenvolvimento.