Alunos do CE Antônio Mansur participaram de atividades lúdicas em homenagem ao ‘Dia da Consciência Negra’
De forma lúdica, as iniciativas contribuíram para ensinar aos pequenos valores essenciais para o convívio em sociedade, como a igualdade e o respeito
Por - Publicado em 25/11/2021
Em homenagem ao ‘Dia da Consciência Negra’, oficialmente celebrado no oficialmente no dia 20 de novembro, o Centro Educacional Antônio Mansur realizou uma semana repleta de atividades pedagógicas e temáticas para seus alunos. O objetivo foi promover a valorização e o respeito à cultura e raízes africanas no Brasil, de forma leve e lúdica com as crianças.
De acordo com as educadoras, abordar essa temática na educação infantil proporciona aos pequenos a oportunidade de conhecer novas culturas, favorece a aprendizagem e estimula o respeito às diferenças. Vale lembrar que, todas as iniciativas promovidas pela escola, seguem as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Na ocasião, foram realizadas contações de história com o livro ilustrado “Menina bonita do laço de fita”, da autora Ana Maria Machado. A partir disso, as docentes elaboraram diversas atividades artísticas de pintura, recorte e colagem, utilizando giz de cera, tintas guache, barbantes, palitos de sorvete, cola e outros materiais, com os quais os alunos criaram palitoches divertidos, belos desenhos, cartazes criativos e painéis temáticos. As turminhas também ouviram músicas tradicionais e conheceram danças típicas da cultura afro-brasileira, o que tornou a proposta muito mais alegre, atrativa e interativa, permitindo que as crianças se expressassem livremente.
Trabalhar esse tipo de conteúdo em sala de aula permite que as crianças percebam a grande diversidade de pessoas e realidades que existem no Brasil e no mundo, aprendendo a reconhecer e respeitar a diversidade cultural. De forma lúdica, esse aprendizado contribui para ensinar valores como respeito, admiração, companheirismo, justiça e igualdade, além de outros aspectos essenciais para o convívio em sociedade.