Centro Educacional
Antônio Mansur



Proposta Pedagógica



ABC - Aprender e Brincar é só Começar




O Centro Educacional Antônio Mansur oferece Educação Infantil para crianças de zero a cinco anos, onze meses e trinta dias de idade. É um espaço voltado para o desenvolvimento e a aprendizagem, comprometido com os múltiplos e interdependentes aspectos do desenvolvimento cognitivo, afetivo e sócio-emocional, tendo como referência as diferenças individuais e as possibilidades sócio-educacionais de suas crianças.

Tem como objetivo propiciar um ambiente rico em estímulos e integração para sanar dificuldades básicas, desenvolver a funcionalidade escolar e promover a participação social da criança, ou seja, favorecer o movimento de conquista de espaço, de direcionamento ao outro e ao meio ambiente - condições básicas para a aprendizagem de si, do outro e do mundo ao seu redor.

A proposta foi organizada se baseando na criança, seus valores e os valores da região de abrangência e segue as diretrizes da BNCC e da Secretaria de Educação do Município de Cotia, para assim compor e implementar a Proposta Pedagógica desta Escola.



Profissionais Especializados



Dentista

O dentista é o profissional que irá desenvolver atividades com as crianças a fim de fomentar o interesse pela higiene bucal de forma lúdica. Periodicamente, irá olhar os dentinhos dos pequenos e caso uma criança precise de algum tratamento, os pais serão informados e através de uma carta de encaminhamento.




Fisioterapeuta

O Fisioterapeuta atuante dentro da escola pode contribuir para o conhecimento das habilidades e as dificuldades da criança, planejamento das atividades que valorizem o repertório presente e estimulem novas aquisições e realização do trabalho conjunto, com a participação e troca de informações entre a criança, a família e os profissionais de saúde e educação.

O objetivo desta profissional é orientar e a condução da estimulação das crianças, abordando a cinética funcional na promoção e prevenção de saúde junto à comunidade escolar (alunos, pais e colaboradores), zelando pela saúde de todos envolvidos no relacionamento escolar.




Ludopedagoga

A Ludopedagogia é um segmento da pedagogia dedicado a estudar a influência do elemento lúdico dentro da educação. Os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

A proposta da Ludopedagogia no ambiente escolar infantil possui a finalidade de complementar e contribuir com as atividades propostas aplicadas em sala de aula, ampliando e exercitando os processos cognitivos através do raciocínio lógico e do desenvolvimento de novas estratégias.

Os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, porque através da manipulação de materiais variados, ela poderá reinventar coisas, reconstruir objetos. A proposta pedagógica dos jogos lúdicos também visa a relação entre parceiros e grupos, o que é um fator de avanço cognitivo e social, pois durante os jogos a criança estabelece decisões, conflita-se com seus adversários e reexamina seus conceitos.

A criança irá experimentar, organizar suas experiências, estruturar a inteligência para construir aos poucos a sua personalidade. O jogo para criança é, antes de tudo, uma brincadeira. Mas é, também, uma atividade séria onde o faz-de-conta, as estruturas ilusórias, as regras e conceitos possui uma importância considerável.

Público: Jardim 1 e Jardim 2




Nutricionista

Mensalmente a nutricionista irá elaborar cardápios para cada faixa etária e orientará as merendeiras com diretrizes para um preparo com mais saudável e seguro, tendo inclusive alternativas para as crianças com restrições alimentares como diabetes, intolerância a lactose, entre outras. Periodicamente, esta profissional poderá desenvolver atividades lúdicas com as crianças em parceria com as professoras, despertando o interesse por uma alimentação mais saudável, com frutas, legumes e verduras. Poderá ainda dar orientações aos pais em datas específicas no que se refere à alimentação.




Psicomotriscista

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Na educação infantil, a psicomotricidade é uma prática pedagógica e psicológica que propõe atividades direcionadas para cada faixa etária, oferecendo às crianças possibilidades para adquirirem o conhecimento do mundo que a rodeia por meio do movimento de seu corpo, de suas percepções, sensações e da manipulação de materiais que a cercam.

Periodicamente, a psicomotricista irá aplicar atividades psicomotoras junto às crianças. Isso por que brincando e explorando o espaço, a criança se organiza tanto nos aspectos motor e sensorial, como emocional, ampliando seus conhecimentos de mundo. Na primeira infância, a linguagem corporal é a forma de comunicação mais utilizada pela criança.




Psicopedagoga

A psicopedagoga atua na escola em casos específicos com o objetivo de contribuir com a ação pedagógica na Educação Infantil através de reflexões com as educadoras e sobre o desenvolvimento do aluno, além de elaborar propostas adequadas para que avancem no seu desenvolvimento, planejando ações preventivas para as dificuldades de aprendizagem.

Realiza um papel importante dentro da escola, não apenas ao que se refere ao acompanhamento de casos, mas também para apoio e orientação aos professores, podendo servir de “ponte” de comunicação entre os intervenientes do contexto escolar.







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